O que a Mulher Maravilha tem a ver com os comportamentos e emoções?

  • junho 07, 2019
  • By Instituto Desenvolva Training
  • 0 Comments



Criador da Mulher Maravilha e das respostas comportamentais das emoções.
Nascido em 9 de maio de 1893, na cidade de Cliftondale, Massachusetts, Willian Moulton Marston, é o pai da teoria DISC. Estudou Psicologia na universidade de Harvaderd, graduou-se em 1915, e seis anos depois, tornou-se PHD, também em psicologia. 


Foi professor universitário em várias instituições, como University of Souithern Califórnia e Columbia. Além disso, foi psicólogo no Exército Americano, durante a I Guerra Mundial. 

Durante a sua vida, produziu inúmeros artigos nas mais respeitadas revistas e publicações relacionadas à psicologia na época. Embora seu nome possa parecer um pouco desconhecidos, atualmente suas invenções e criações são mundialmente conhecidas e até hoje utilizadas. Isso não se restringe apenas a teoria DISC, ele teve várias contribuições consideráveis na divulgação da psicologia. 

Marston tinha grande interesse pelo estudo empírico, entretanto dedicou-se mais ao estudo das pessoas e dos comportamentos. Seu interesse voltou-se à medição de estados mentais e emocionais, além de comportamentais que, posteriormente, resultaram na invenção do polígrafo (detector de mentiras), que foi criado com apoio de sua esposa Elizabeth Hollway Marston. O aparelho é capaz de medir a pressão sanguínea. 

Contudo, a invenção que tornou ele mais famoso foi ainda uma terceira, a Mulher Maravilha. Ao conceder uma entrevista para sua aluna Olive Byrne, Marston defendeu o potencial educacional das revistas em quadrinhos. Anos mais tarde Max Gaines, cofundador da All-Americam Publications, o convidou para trabalhar como consultor educacional e também o encorajou a criar uma revista em quadrinhos.


A partir daí ele buscou uma personagem delicada, dócil, mas forte, combinando todas as forças do Super-Homem com o encanto de uma linda mulher. Com ajuda de Elizabeth e Olive nasceu a Suprema, a Mulher maravilha, que depois tornou-se apenas a Mulher-Maravilha. Ele foi responsável pela criação de inúmeras histórias e aventuras para a Mulher-Maravilha. 

Tanto Elizabeth Marston como Olive Byrne foram fundamentais para a obra de Marston. Elas não apenas deram sugestões brilhantes co0mo inestimável apoio e colaboração em suas pesquisas. Não gratuitamente viveu uma poligâmica, vivendo com ambas durante bastante tempo. Após anos de pesquisa e muito trabalho, William Marston vem a falecer em 2 de maio de 1947, aos 53 anps de idade, em função de um câncer de pele. 

Uma clara referência que fez da Mulher-Maravilha um sucesso, é a sua curiosa caraterística de ser defensora da verdade suprema. 

Uma das principais armas da Mulher-Maravilha é o laço mágico, muitas vezes apelidado de laço da verdade, que obriga a pessoa tocada por ele a dizer a verdade. 

Dedicado aos estudos do comportamento humano, Marston publicou em 1928 Emotions of Normal People, e ali apresenta os fundamentos da teoria Disc. 

Seu livro é dedicado à descrição das emoções normais tão comuns e fundamentais no dia a dia de todos nós. Que escaparam, até agora dá atenção dos acadêmicos e psicólogos. 

Segundo Marston é possível identificar quatro tipos básicos de respostas comportamentais às emoções, que atualmente conhecemos como: 

Dominância (d) 
Influência (i) 
Estabilidade (s) 
Cautela (c) 


Entretanto, para Marston nunca se tratou da criação de um modelo estático e rotulador, mas de algo dinâmico, em que cada indivíduo transita. 

Segundo Allyn Cutts, todo mundo é feito de um, talvez dois principais estilos comportamentais que se destacam sobre os outros; então são combinados com os outros fatores restantes para definir nosso estilo geral de comportamento. 

Desde os primeiros estudos de Marston, vêm sendo criadas diferentes ferramentas para mensurara estas qualidades. Em alguns casos, as interpretações de Marston foram ampliadas para a criação de ferramentas voltadas a outras características e até valores, baseando-se aparentemente em suposições. 

Um dos pesquisadores que muito se dedicou ao aprofundamento das pesquisas de Marstone também a criação de ferramentas de mensuração das emoções primárias situadas pelo autor foi Jonh Geier. 

John Geier (1934-2009) é psicólogo, americano e tem fundamental importância para a continuidade dos estudos de Marston, com os quais teve contato na década de 1950. Voltado ao estudo do comportamento humano, ao qual dedicou-se mais de 40 anos, John Geier criou, em 1958, o Sistema de Perfil Pessoal DISC, baseando-se nas teorias e estudos de Marston. 

Apresentando pesquisas empíricas e dados confiáveis, Geier trouxe credibilidade à teoria. Buscando estudar e publicar ferramentas de avaliação, além da criação de conceitos e treinamento, funda a Performax, Inc. que no final da década de 1970, foram compradas pela Carlson Company Inc e feita peça chave da Carlson Learning Company, da qual foi o presidente e CEO. 

Além disso, ainda diretor de Ciências Comportamentais da Universidade de Minessota, professor convidado da Universidade de Wisconsin, decano da Universidade de Arizona, passando ainda pela Universidade de Michigan. Publicou inúmeros estudos e mais de 40 milhões de pessoas já se beneficiaram do seu trabalho. 

Os estudos de Geier na Carlson Company, atualmente Incaspe Publishing, resultaram na criação da ferramenta DISC, tornando aplicável a teoria de Marston. 

Allyn Cutts (2002), no livro Getting Everything You Can Out of Behaviors, afirma que a sigla DISC refere-se a: 

D – Dominância: como uma pessoa lida com problemas e desafios; 

I – Influência: Como uma pessoa lida com pessoas e como as influencia; 

C- Cautela: como uma pessoa lida com regras e procedimentos determinados por outros; 

S – Estabilidade: como a pessoa lida com mudanças e dita o ritmo. 
Segundo Cutts (2002), estes quatro estilos permitem, “compartimentalizar” os estilos de comportamento. Cada um deles, com suas particularidades, nos permitirá, identificar com qual estilo estamos lidando.

Quer saber mais, sobre o assunto? Clique aqui e baixe o E-Book Trilha do Perfil Comportamental.



Fonte de conhecimento: Adaptado de Atools Brasil.

You Might Also Like

0 comentários